Dentre as coisas que eu mais amo fazer na vida, entrar em uma livraria e ser surpreendida por uma boa capa, com título e conteúdo interessantes, e tal ter chamado sua atenção dentre tantos outros livros, é um desses momentos que fazem o meu dia mais feliz. E foi assim quando descobri esse.
O título não poderia ser mais adorável: Capitu vem para o jantar. Escrito por Denise Godinho, reúne receitas encontradas em livros favoritos da autora. Da compota de maçã de “O morro dos ventos uivantes”, aos bagels de “O diabo veste Prada”, passando pela pizza marguerita de “Comer, Rezar, Amar”, não esquecendo, claro, da cocada de “Dom Casmurro”, receita que originou o livro. Enquanto relia o clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis, Denise se deparou com a cocada de Bentinho e Capitu e ficou com vontade de comê-la. No entanto, como era tarde para sair e comprar, decidiu fazer em casa. Desse gesto, nasceu o “Capitu”.
Recriar os pratos pode parecer complicado a primeira vista, mas a autora faz com que a tarefa seja o mais fácil possível. Dessas receitas que dá pra se aventurar na cozinha mesmo que você não seja o mais hábil cozinheiro do mundo. Pode confiar.
A obra conta ainda com a pesquisa feita por Denise para contar sobre a história dos pratos, dos ingredientes, e dos hábitos culinários dos autores de cada livro.
Dessas leituras deliciosas que encontramos pelo caminho.
XXXO, Sam.